Quando você está estudando a possibilidade de abrir uma empresa, certamente você está avaliando uma série de fatores mercadológicos, como : demanda, ambiente competitivo, preço, players do mercado, tendências econômicas, custos fixos, custos variáveis, entre dezenas de outros fatores.
Bem, um dos fatores essenciais que você precisa considerar é a Opção Tributária, este item pode ter uma relevância significativa no resultado da sua empresa.
Veja algumas informações das 3 opções tributárias abaixo
A empresa para ser enquadrada no simples deverá apresentar uma Receita Anual máxima de R$4.800.000,00. Mas, atenção nem todas as atividades a partir do CNAE podem fazer parte do Simples Nacional.
O simples apresenta alíquotas de tributos mais econômicas do que em outras modalidades. É uma das formas mais básica de tributação, no qual os impostos federais, estaduais e municipais são agrupados em uma única guia de pagamento. As alíquotas de impostos não são iguais, podem variar a partir da atividade de cada empresa.
Normalmente, empresas com mais de 10 funcionários podem ser beneficiadas pelo simples, mas lembramos que cada caso precisa ser avaliado.
É uma forma de tributação simplificada onde um determinado percentual é aplicado sobre a Receita Bruta Operacional. Portanto o imposto sobre o lucro é pago independente do resultado real do lucro.
A carga tributária total no lucro presumido irá variar de acordo com a atividade da empresa e o faturamento.
No setor de serviços a carga tributária engloba Imposto de Renda, Pis, Cofins, Contribuição Social e ISS, e suas taxas podem variar entre 5,93% a 19% aplicado sobre a Receita Bruta Operacional.
No caso de comércio e Indústria ainda são acrescidos os impostos referentes a atividade praticada.
O Lucro presumido normalmente é mais recomendável para empresas com elevada margem de lucro. Entram nessa categoria todas as empresas com faturamento máximo de até R$78 milhões ao ano.
Encontra-se na posição inversa ao Lucro Presumido e é bastante recomendável para empresas que possuem um elevado volume de despesas que possam ser abatidas. Quando as despesas que podem ser abatidas representam mais de 32% do Lucro, torna-se mais vantajosa a opção do Lucro Real. Os impostos serão pagos com base nos resultados efetivo das operações.
Características das empresas mais recomendadas ao Lucro Real:
⦁ Qualquer atividade
⦁ Não existe faturamento mínimo
⦁ Empresa com elevada despesa percentualmente
⦁ Baixa sazonalidade, pois apuração e recolhimento é mensal ou trimestral.
Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais. Preencha seus dados e um contador irá ligar para você.
Se preferir, ligue agora (21) 2223-4590
Você também pode enviar um e-mail
para antonio.motta@4account.com.br